9 dicas de saúde para evitar ficar doente

A temporada de gripe está oficialmente aqui. Se você ainda não foi afetado por ela, é bem provável que em breve. Os sinais provavelmente já estão todos lá: a irritação em sua garganta que logo se transformará em um nó invisível que coça e o espasmo familiar do nariz depois de cerca de uma dúzia de espirros.

Então, a menos que você esteja esperando que esses sinais se transformem em sintomas de gripe, sugerimos que você tome algumas medidas preventivas antes que seja tarde demais. É por isso que fizemos o favor de reunir algumas das melhores dicas de saúde para incorporar em sua rotina diária, para evitar ficar doente durante este tempo imprevisível. Confira abaixo:

1. Consumir vegetais de folhas verdes

Os vegetais de folhas verdes não só são eficazes na promoção da perda de peso, mas também são ricos em vitaminas, tornando-os uma opção de alimento saudável. As vitaminas ajudam-no a manter uma dieta equilibrada e a promover um sistema imunitário forte.

E quando se trata de consumir verduras saudáveis, vegetais crucíferos devem ser sua principal prioridade. De acordo com um estudo realizado em ratos, comer vegetais crucíferos ajuda a impulsionar proteínas específicas da superfície celular que são necessárias para o funcionamento eficiente do sistema imunológico.

2. Carregue em vitamina D

Caso você não tenha prestado atenção na escola, aqui está uma pequena recapitulação: A deficiência de vitamina D pode resultar em sintomas como problemas cardiovasculares, desenvolvimento ósseo deficiente e também um sistema imunológico fraco.

Se você está procurando por alimentos ricos em vitamina D, você pode incluir gema de ovo, cogumelos, atum enlatado, fígado bovino e salmão em suas refeições. Outra alternativa para garantir suficiente ingestão de vitamina D é estocar suplementos de sua farmácia local. Mas certifique-se de consultar seu médico antes de tomar essa decisão.

3. Aumentar sua atividade física

Mantendo-se ativo sempre ajuda – se você deseja perder peso ou está apenas olhando para a sua saúde em geral. Se você não seguir um regime de condicionamento físico regular, poderá aumentar seu nível de atividade física indo caminhar pelo menos três vezes por semana (para iniciantes).

Isso é tudo o que é preciso para manter seu corpo em forma e forte para lutar contra as bactérias causadoras de infecções – apenas aumente sua imunidade.

De acordo com um estudo publicado na revista Neurologic Clinicians , o exercício físico regular mantém as doenças crônicas e inflamações, reduz os níveis de estresse ao liberar hormônios relacionados ao estresse e também acelera a circulação dos glóbulos brancos que ajudam a combater infecções como as comuns. frio.

4. Durma o suficiente

De acordo com um estudo publicado no Archives of Internal Medicine , o sono adequado é essencial, especialmente se o seu corpo tiver sido exposto a um vírus.

Os participantes do estudo que receberam boas oito horas de sono durante um período de duas semanas foram capazes de mostrar maior resistência ao vírus. Por outro lado, os participantes que dormiram por sete horas e menos foram descobertos com três por cento mais chances de desenvolver o vírus após a exposição.

Como conclusão, o estudo também revelou que a razão para isso pode ser que o corpo libera citocinas (um tipo de proteína) durante mais horas de sono, o que ajuda o corpo a combater a infecção, regulando o sistema imunológico.

5. Evite álcool

Você sabe que o álcool é prejudicial por várias razões. Mas se você estiver tentando parar de beber para ajudar a perder peso e falhar, apesar de várias tentativas, o medo de ficar doente com freqüência pode ajudá-lo a abandonar seu veneno para sempre.

De acordo com uma nova pesquisa, o consumo de álcool pode danificar as células dendríticas do seu corpo, que formam um componente importante do seu sistema imunológico.

Assim, um aumento no consumo de álcool resultará diretamente em um aumento da exposição a infecções virais e bacterianas. Os médicos também são da opinião de que este estudo é a resposta para por que as vacinas são menos eficazes em alcoólatras.

6. Consuma chá verde

Em vez de consumir álcool, tente inculcar o hábito de consumir chá verde todos os dias para uma saúde melhor. O chá verde tem vários benefícios para a saúde devido ao seu alto nível de antioxidantes chamados flavonóides.

De acordo com um estudo publicado no Journal of American College of Nutrition, várias xícaras de chá verde todos os dias oferecem vários benefícios à saúde, como pressão arterial mais baixa e risco reduzido de doenças cardiovasculares.

7. Adicione um pouco de cor à sua comida

Frutas e vegetais devem ser um componente crucial de suas refeições diárias. Se você mesmo cozinhar suas refeições, certifique-se de incluir alimentos com tantas cores quanto possível para mais nutrição. Desta forma, você alimentará o seu corpo com uma ampla variedade de vitaminas, especialmente Vitamina C.

Agora, a Vitamina C pode não reduzir a duração da sua doença, mas, se passar por um estudo realizado em 2006 pelo European Journal of Clinical Nutrition , pode ajudar o sistema imunológico mantendo frio e gripe a distância, especialmente para pessoas propensas ao estresse.

8. Pratique boa higiene em todos os momentos

Uma das principais coisas a lembrar ao tentar evitar doenças é evitar germes e aqui estão algumas práticas saudáveis ​​e higiênicas que você pode seguir para garantir que:

  • Lave as mãos antes de comer, mesmo se você tiver que usar um desinfetante
  • Lave as mãos antes de usar lentes de contato ou, geralmente, antes de tocar os olhos, rosto e boca
  • Tome um banho todos os dias
  • Não se esqueça de esfregar sob as unhas
  • Cubra a boca e o nariz com um lenço antes de tossir e espirrar
  • Desinfecte superfícies compartilhadas, como telefones, teclados e maçanetas.

9. Mantenha a calma

Os médicos descobriram uma relação entre estresse mental crônico e doença física. Regulamentar o estresse pessoal automaticamente ajudará a reduzir o risco de doenças e promover uma boa saúde geral, de acordo com um estudo realizado em 2012 e publicado pela National Academy of Sciences . Alguns métodos para manter sua mente calma são praticar ioga ou meditação.

O cortisol é um hormônio do estresse que ajuda seu corpo a combater doenças e inflamações. Quando seus níveis de estresse aumentam, esse hormônio é constantemente liberado em seu corpo, o que reduz sua eficácia. Isso pode resultar no aumento da inflamação e doenças, afetando também o sistema imunológico.

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